Qual a melhor data para casar? 7 datas que você deveria evitar e os motivos!

Você já considerou a melhor data para casar? É claro que essa é uma questão bastante variável, que depende da agenda e da organização dos noivos, entre outros fatores. Mas será que existem dias e ocasiões específicas para você evitar o dia de oficializar seus votos?

A resposta é sim! Por isso veja a seguir sete datas que você não deveria considerar para o seu casamento. E claro, entenda os motivos pelos quais esses dias em específico não são os mais recomendados para fazer a sua cerimônia.

Festas de fim de ano: definitivamente não é a melhor data para casar!

Qual a melhor data para casar

As últimas duas semanas do ano são marcadas pelas tradicionais festas de Natal e réveillon. E é justamente nesta época que muitas pessoas entram em férias e aproveitam para viajar. Por isso, se você estiver considerando fazer o seu casamento neste período, pense duas vezes. Afinal de contas, sua celebração pode ter muito menos convidados do que você planejou.

Além disso, na época natalina muitas igrejas reservam o período de natal e ano novo apenas para missas.

Assim, o mais indicado é que você planeje o seu casório para além de janeiro.

Durante o carnaval: outro período complicado

Os dias de comemoração carnavalesca marcam a rotina de muita gente. Então, ao considerar a melhor data para casar, procure evitar o carnaval. Afinal, muitos convidados poderão estar curtindo essa festa e evitarão compromissos como esse tipo de cerimônia.

E claro, também há o fato de que muita gente aproveita o feriadão prolongado para viajar e sair.

Dia 29 de fevereiro e o dilema dos anos bissextos

Na Irlanda, o dia 29 de fevereiro é marcado pela tradição das mulheres pedirem os homens em casamento. Mas aqui no Brasil, esta não é uma data das mais recomendáveis para quem quer casar. E isso não é nem pelo dia em si, mas pelas comemorações seguintes.

Afinal de contas, caso queira comemorar aniversários de casamento e bodas, terá que fazer um planejamento específico a cada quatro anos. Ah, e de quebra, esse período também costuma pegar o carnaval. Ou seja, escolher outra ocasião é melhor.

Semana santa: outra escolha a ser evitada de melhor data para casar

Se vocês estão casando na igreja, certamente respeitam questões de religiosidade. Assim sendo, a véspera de Páscoa também é difícil para uma boa celebração. Um dos principais motivos para isso é a dificuldade de encontrar uma igreja que não esteja reservada para missas relativas à data. 

Além disso, pessoas mais devotas tendem a não frequentar festas no período.

Dia de finados: uma data simbólica que deve ser evitada

O dia 02 de novembro é destinado a pensar e homenagear as pessoas que já se foram. Neste sentido, uma festa de casamento pode comprometer a data para muitas pessoas, que costumam visitar túmulos de entes queridos.

Dessa forma, essa não é uma boa opção de melhor data para casar. Afinal, os convidados podem não ter ânimo o suficiente para uma festa. Por isso, é melhor escolher outra ocasião.

Em meio a jogos e competições importantes

Esportes como o futebol são febre no Brasil. Assim sendo, partidas e eventos importantes como campeonatos e copas serão prioridade para grande parte de seus convidados. Por isso uma festa de casamento neste período pode dificultar muito as coisas.

Então, para não correr o risco de ter que disputar a atenção dos convidados em meio a partidas e jogos, procure deixar sua festa para outras datas.

Mudança de horário de verão

Tudo bem que atualmente não está rolando horário de verão no Brasil. Mas quando ele voltar, procure evitar fazer a sua festa no dia que o relógio adianta ou atrasa. Acredite, uma hora a mais ou a menos vai fazer toda a diferença. Ela pode comprometer a organização de sua festa ou mesmo atrapalhar a rotina dos convidados. Por isso uma outra data é a melhor opção.

Levando em consideração esses fatores, você já pode decidir qual a melhor data para casar. Tudo é uma questão de planejamento em tempo hábil e jogo de cintura para conciliar datas. E na medida em que conseguir evitar esses períodos mais complicados, com certeza sua festa vai bombar e ser um grande sucesso.

Leia também: Ebook Qual o melhor mês para casar

Publicações relacionadas

Lua de Mel

6 dicas como planejar sua lua de mel

lua de mel no sul do Brasil

Lua de Mel

Lua de mel no Sul do Brasil: 4 lugares para garantir seu momento especial!

casamento simples

Mais Dicas

Saiba como organizar um casamento simples e bonito

Comentários